segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Técnicas de leitura:



Técnicas de leitura:
4 dicas para ler melhor e mais rápido
As crianças normalmente aprendem a ler entre os 5 e 7 anos. No entanto, isso é apenas o começo. O nosso nível de leitura evolui e melhora com a prática e ao longo dos anos e, com técnicas de leitura apropriadas, o resultado pode ser excepcional.
Em média, um adulto costuma ler mais de 200 palavras por minuto, enquanto esse número aumenta para 325 palavras por minuto, em média, para estudantes universitários. No entanto, este valor continua baixo quando comparado com professores universitários ou executivos.
A leitura é algo que se pode treinar e melhorar. Isto pode ser a chave para estudantes que se encontram sob pressão dos exames e necessitam tirar o máximo proveito do seu tempo.
Técnicas de leitura: As 4 Áreas Importantes
1 Concentração
Pensamos que a concentração significa dizer SIM ao que queres se concentrar. Mas isso é não totalmente o que significa. Concentrar-se significa dizer NÃO às outras centenas de boas ideias que estão presentes. Tem que escolher com cuidado. Estou tão orgulhoso das coisas que fizemos como das coisas que não fizemos.
Steve Jobs
Por tanto, concentração significa dizer NÃO a verificar o teu celular ou redes sociais, olhar para o horizonte, a ler notícias etc. Concentração significa dizer NÃO à multitarefa e focar somente na leitura.
2  Velocidade
Aqui tens alguns segredos que te ajudarão a ler rapidamente:
1. Foque em sua velocidade primeiro: o seu nível de compreensão melhorará com a prática.
2  Use um guia (o dedo, uma caneta ou mesmo uma folha de  de papel) para evitar que se perca.
3. Minimize a tua regressão: evite ficar voltando muito.
Técnicas de Leitura
4. Aumente o seu campo de visão
Técnicas de leitura
5. Movimente seus olhos inteligentemente
6. Não leias em voz alta nem mesmo para si mesmo: isso reduz sua capacidade de leitura por cerca de 250 palavras por minuto. Lembre-se: seu cérebro é mais rápido que a sua língua.
A maioria destes conselhos têm como objetivo reduzir o movimento dos olhos, um dos principais inimigos da leitura rápida.
“Quando lemos, implementamos uns 80% do tempo movendo os nossos olhos de palavra a palavra e somente uns 20% processando o significado”
Spiritz
Spiritz é um aplicativo desenvolvido para ajudar-nos a melhorar a nossa velocidade de leitura mostrando as palavras de uma em uma parte para assim evitar o movimento dos nossos olhos.
3 Compreensão
Diferentes tipos de leitura requerem diferentes níveis de compreensão: ler um livro de Harry Potter não é o mesmo que ler um texto científico. Por isso, antes de começar a ler, analise que tipo de texto irá enfrentar e qual é o teu objetivo ao lê-lo. Confira o mapa mental abaixo com algumas dicas:
4 Memorização
“Nos esquecemos de 50% do que aprendemos em aproximadamente uma hora a não ser que regularmente coloquemos em prática o que revisamos.”
Lembre-se: A repetição é a base da aprendizagem.
A questão é como levar a cabo esta repetição. Para isso existem vários métodos:
Tomar notas é uma das formas mais comuns e efetivas de repetição;
Ensinar outra pessoa. “Ensinar é aprender por segunda vez”;
Os Mapas Mentais te ajudam a por tudo em perspectiva, criar novas conexões e ideias.
Sua vez
Se você se concentrar em dominar essas técnicas de leitura, sua velocidade experimentará uma melhoria significativa e provavelmente você começará a ler mais rápido do que 95% da população mundial, sem que a tua compreensão e memorização sejam afetadas. Isso significa economia de centenas de horas ao longo do ano. Certamente seus resultados em exames melhorarão dramaticamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário